Janela 4-14

Por Luis Bush

Em janeiro de 2001, seguindo o fechamento oficial do escritório do movimento AD2000, por 30 anos pela primeira vez eu não tinha nenhuma responsabilidade ministerial cristã.. No dia em que nós mudamos para nossa nova casa em Pasadena, meu filho, Daniel, me perguntou se eu iria compartilhar a Palavra de Deus na manhã seguinte. Eu esperei no Senhor nessa primeira noite (14 de janeiro de 2001), para ver o que Ele compartilharia comigo para que eu pudesse responder para meu filho e esposa e o que Ele queria que eu fizesse com o resto da minha vida. Era um momento de definição para mim.

Deus graciosamente me mostrou Gênesis 28, a estória da escada de Jacó subindo ao céu. Como Ele fez com Jacó, Deus me garantiu que estava comigo e que tinha uma missão – um novo chamado para mim. Como Jacó, eu estava vendo os anjos subindo e descendo aquela escada. Foi tão real! Eu me encontrei falando junto com Jacó,“Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus” (Gênesis 28:17, NVI).

Enquanto estava adormecido ou neste sonho, eu tive a consciência da manifestação da presença de Deus e Seu propósito para minha vida, e par ao resto do meu ministério. Deus me mostrou a extensão do ministério que Ele tinha para mim: “…e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul” (Gênesis 28: 14, NVI). Ele revelou a natureza da Sua comissão – para levantar uma nova geração. Isto era sobre minha própria família e descendentes mas também muito, muito mais. Era sobre um movimento missionário para focar na próxima geração como instrumentos para abençoar as nações e transformar o mundo.

Esta foi o momento de definição. Nesta noite foi o nascimento da visão.

A convicção de que Deus está em uma missão de transformação tem crescido no meu próprio espírito. Eu gastei três anos em um período de escutar e ouvir o coração dos servos de Deus em volta do mundo. Um resultado deste período de ouvir foi o evento do Transform World (Transformação Mundo) na Indonésia em 2005, e o estabelecimento do Transform World Connections (Transformação Mundo – Conexões) em Singapura para ligar com outros servos de Deus que se encontravam na missão de Deus de transformação.

Mas era mais. Missões significa movimento. Através das nações e através da história, a missão de Deus está sempre se movendo. Para Moises isso era um movimento fora do Egito, através do deserto e para a Terra Prometida. Moises não terminou este movimento porque Deus planejou esse passo final para a “Geração de Josué”. E isto é o mesmo hoje. Eu acredito que Deus está liderando Sua Igreja através de Jesus, que é o cabeça da Igreja. Isto não é apenas um conceito. Isto é realidade. E quando Deus move, eu quero mover perto, seguindo os passos de Jesus. Hoje, eu acredito que Deus está chamando o Corpo de Cristo para levantar uma nova geração da Janela 4-14 para transformar o mundo.

Enquanto a visão tomava forma na minha mente e coração, eu pensei lá atrás no que Deus estava falando comigo por vários anos. O papel vital das crianças na intercessão foi o destaque no evento da Consulta Global sobre Evangelização Mundial (GCOWE – sigla em inglês) em 1995 em Seul, Coréia do Sul dois anos antes. Quando 50 crianças participando no tema sobre crianças no liderou em um Concerto de Oração pelas nações, ficou claro para mim e para outros participantes que Deus estava usando crianças como intercessores.

Eu também sabia da realidade da receptividade das crianças 4-14 – o fato de que 85% das pessoas nos EUA que um dia tomarão uma decisão de aceitar Cristo as farão entre as idades de 4 a 14 anos. Dr. Bryant Myers apresentou esta estatística na conferencia da Associação Evangélica das Agencias Missionárias em Colorado Springs em 19931.

Em 1996, Dan Brewster, então diretor do Compassion International, publicou um artigo chamado “A Janela 4/14: Ministério com Crianças e Estratégia Missionária”.2 Eu e o Dan nos encontramos ocasionalmente para jogar raquetebol e ele me falou que precisávamos de uma tema para crianças e jovens na Consulta Global sobre Evangelização. O resultado do tema para crianças no GCOWE em 97, coordenado pelo Dan e Patrick Mcdonald da Rede VIVA, afirmou de novo o papel vital das crianças como agentes de Deus em missões.

Adiantando para 2008 – em dezembro daquele ano, eu vim para o Promise Ministries (Igreja Full Gospel de Nova York) em Flushing, Nova York, e conheci o pastor Nam Soo Kim. Eu ministraria na Igreja por vários dias, e quando o pastor Kim e eu nos encontramos pela primeira vez ele disse: “Eu tenho estado esperando por você”. Minha esposa Doris perguntou: “Por que ele está esperando por você?” Pastor Kim me falou de uma visão que estava se formando nele há 10 anos; a mesma visão para as crianças do mundo! A igreja dele estava cumprindo essa visão e missão localmente, mas ele estava esperando o nascimento de um movimento global para alcançar crianças. Pastor Kim disse: “Luis, este é o meu fardo. Você se juntaria a mim para ver esta visão se cumprir?”

Que confirmação maravilhosa do trabalho que Deus já vinha fazendo em meu espírito! Nós apertamos as mão por cima da mesa e o nosso compromisso mútuo estava selado.

Nós começamos a planejar e preparar uma Conferência Global 4/14, que seria realizado na igreja Promise Minitries do pastor Kim. Nós concordamos que os servos de Deus comprometidos com a visão de levantar uma nova geração da Janela 4/14 para transformar o mundo se reuniriam na conferência.

Eu então falei com o Dr. Bambang Budijanto, o dinâmico vice presidente do Compassion International para a Ásia quanto a ele servir como presidente da Conferência Global do 4/14 e presidente do Comitê Internacional. Dr. Bambang já havia articulado o seu fardo. Abaixo de seu nome em cada e-mail que ele escreveu estava o compromisso de levantar uma nova geração de “Danieis e Esters”. Eu o observei liderando a Conferência de Líderes Emergentes Asiáticos, demonstrando um ministério piedoso e capacidade adquirida durante um extenso período. Além disso, Bambang representava um ministério com uma visão holística de levantar uma nova geração. A resposta dele ao convite foi visitar o pastor Nam Soo Kim e o Dr. Eun Moo Lee na cidade de Nova York e capturar a paixão deles.

Um próximo passo foi começar uma pesquisa que levou à publicação de um livro sobre levantar uma nova geração da Janela 4/14, e não apenas alcançá-los, mas capacitá-los e habilitá-los para mudar o mundo. Eu descobri estórias maravilhosas de como pessoas ao redor do mundo tinham experimentado um momento transformador quando entenderam a necessidade de re-priorizar o seu foco missionário na Janela 4/14. Essa pesquisa, resumida no livro Janela 4/14, tornou-se um momento transformador de grande significado para mim.

Eu sabia que numa certa época a Europa havia sido o centro do cristianismo, mas na minha pesquisa eu descobri que em 1900, quando quase 90% dos seguidores de Cristo moravam na Europa, 86% das crianças européias frequentavam a escola dominical. Contudo, 100 anos depois, no ano 2000, só 4% das crianças européias frequentavam a escola dominical. 20 anos atrás, alguns cristãos europeus, incluindo Jeff Fountain, perceberam o desespero espiritual do seu continente. Jeff sabia que a grande esperança para a Europa era, e é, suas crianças. Jeff e outros lançaram um movimento chamado Esperança para a Europa que advoga esta idéia. O foco do Esperança para a Europa são crianças com idades entre 4 e 14 anos, e o seu objetivo é ter um foco do 4/14 em cada país da Europa. 3 países europeus têm agora uma rede nacional do 4/14, com outras já planejadas.

Eu também tomei conhecimento dos Fóruns da Janela 4/14 conduzidos por Awana. Em 2004, Jack Eggar, presidente do Awana, juntamente com George Barna, reuniu em Chicago líderes de mais de 50 ministérios com crianças. Eles focalizaram em maneiras de alcançar crianças entre as idades de 4 e 14 anos. Subsequentemente, Awana registrou o termo Fórum 4/14 e tem conduzido esses fóruns, liderados por Frank Carmical, em quase 30 países. Eles entraram em parceria com uma rede crescente de igrejas nacionais e organizações voltadas para crianças e têm visto dezenas de milhares de crianças alcançadas no sul do globo.

Eu fiquei sabendo do trabalho notável de Dhan Raj Ghimire, um convertido do hinduísmo que era um “Saulo” um perseguidor incansável dos crentes no Nepal. Agora um dos mais notáveis líderes cristãos no Nepal, Dhan Raj está organizando eventos da Janela 4/14 por toda a nação. Ele entende que a esperança para a transformação do Nepal está em alcançar e capacitar a próxima geração.

E não são apenas indivíduos que estão entendendo esta poderosa verdade. Descobri o compromisso extraordinário feito pela liderança global da Igreja do Nazareno.

No início de julho de 2009, mais de 20.000 pessoas representando mais de 100 países se reuniram em sua Assembléia Geral anual. O Painel de Superintendentes Gerais declarou uma ênfase em “Conectar uma Nova Geração: Uma Década com Ênfase nas Crianças e Jovens”, um compromisso enraizado no Salmo 78:4 “Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez. (Salmos 78:4, NVI).” Esta aliança se refere à Janela 4/14 e proclama: “A Igreja do Nazareno reconhece que as crianças são importantes para Deus e uma prioridade para o Seu Reino”

Estes são apenas alguns de muitos exemplos de indivíduos, organizações, igrejas, missões e ministérios nacionais e internacionais entendendo a profunda importância estratégica das crianças e jovens nas nossas culturas e nações. Eles estão se preparando e mobilizando para um esforço novo, criativo e avançado para alcançar e mobilizar as crianças de 4 a 14 anos. Como a Raquel antigamente, que estava desesperada para ter e segurar a próxima geração, eles estão clamando a Deus, dizendo: “Dá-me filhos ou morrerei!” (Gênesis. 30:1). Avançando outra vez para setembro de 2009. A Conferência do 4/14 foi um evento histórico. Nós esperávamos de 100 a 150 pessoas. Mais de 350 pessoas de 70 países participaram – 250 vieram de fora dos Estados Unidos! A graciosidade e liderança de servo de centenas de membros da igreja Promise Ministries do pastor Kim foram incríveis. Através de 17 temas estratégicos, nós trabalhamos para desenvolver planos e estratégias para alcançar e mobilizar as crianças de 4 a 14 anos. Os participantes levaram consigo visões, compromissos e planos concretos para mobilizar e catalisar seus companheiros de trabalho em suas nações e regiões em todo o mundo, para levantar uma nova geração para transformar o mundo.

Esta é uma história resumida e incompleta de como Deus plantou uma semente de uma visão em corações de indivíduos, nutriu-a através dos anos, e no Seu tempo juntou os elementos como uma visão compartilhada para fazer nascer um movimento global 4/14.

A Deus seja a glória.

Luis Bush
Servo Catalisador Internacional da Janela 4-14

Acesse agora mesmo: http://www.janela4-14.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s