Por Luis Bush, Presidente do Movimento AD2000 e Além

Deus está operando!  Ele está dirigindo os eventos do nosso tempo.  Ele é a fonte da sede espiritual crescente do mundo.  Isso significa que agora é a hora de agir.

Mais de 2000 anos atrás Jesus desafiou Sua igreja com a Grande Comissão para fazer discípulos de todas as nações.  Hoje, à medida que nos aproximamos do século 21 estamos perto de um marco histórico que os cristãos de outrora apenas sonharam alcançar.  Pela primeira vez, vislumbramos o alvo que por séculos tem incendiado o coração dos missionários:  “Uma igreja para cada povo e o Evangelho para cada pessoa.”

Esta grande “Tarefa Inacabada” foi a fonte de motivação do ‘Movimento AD 2000 e Além’ e deveria continuar sendo o nosso alvo ainda nos dias de hoje!!!

Talvez este alvo abrangente soe ambicioso e grandioso demais.  No entanto, considere por um momento o alvo bem divulgado da Coca-Cola de colocar “uma coca-cola na mão de cada pessoa do planeta até o ano 2000”.  Se alcançar o mundo inteiro com um refrigerante não é ambicioso demais para uma empresa, quanto mais a própria Igreja de Cristo deve se comprometer em alcançar este mesmo mundo com o Evangelho Salvador de Jesus Cristo?

Cem anos atrás o evangelista D.L. Moody falou a respeito da necessidade de levar o Evangelho para todo o mundo até o final de 1990: “Pode ser feito; deve ser feito; precisa ser feito.” No entanto, cinco anos antes do fim do século, seu colega A.T. Pierson, admitiu: “Nos faltou esperança.”

Hoje, a poucos anos do fim do nosso século e milênio, a esperança e a expectativa têm superado o desespero e o pessimismo.  Mais de 4000 líderes cristãos, representantes de 186 países comprometeram-se, por escrito, para atingir o alvo de ter uma igreja para cada povo e levar o Evangelho para cada pessoa.  Com esse alvo comum, se reuniram em maio de 1995 para a ‘Consulta Global Sobre a Evangelização Mundial’ (GCOWE’95) em Seul, na Coréia, que Ralph Winter – fundador do ‘U.S. Center for World Mission’ – chamou de “possivelmente a reunião cristã mais estratégica da história”.

É óbvio então, que muitos líderes cristãos ao redor do mundo crêem que a tarefa inacabada pode de fato ser concluída.  Eles se comprometeram oferecendo suas vidas e recursos para o trabalho, dando as mãos para buscar a conclusão da tarefa neste século.  Abraçando a convicção do D.L. Moody, eles aceitaram o desafio de maneira ainda mais forte:  “Pode ser feito, deve ser feito e precisa ser feito”.

Pode ser feito!

A primeira coisa que precisamos entender sobre o alvo “Uma igreja para cada povo e o Evangelho para cada pessoa” é que a maior parte da tarefa já foi feita.  Como Patrick Jonhstone, autor do livro Intercessão Mundial (Coordenador de AD2000 da ‘Rede dos Povos Não Alcançados’), observou:  “Há razão para muito louvor a Deus por causa do avanço ao longo dos últimos 200 anos, e ainda mais por causa dos últimos 30 anos, e a esperança cautelosa de poder atingir inicialmente o nosso alvo.

Plantar “uma igreja para cada povo” é uma tarefa que já está bem desenvolvida e totalmente dentro do nosso alcance.  Dos 12.000 povos etnolingüísticos conhecidos do mundo (culturas variadas com sua própria etnicidade e/ou idioma), estimamos que aproximadamente 10.000 já possuam um movimento de implantação de igrejas[1]em seu meio!  Por causa do poder de Deus e Sua fidelidade, Seus muitos servos já prepararam o caminho para este grande momento da história.

“O Evangelho para cada pessoa” também é possível.  Há muito tempo temos ouvido que até o ano 2000 mais de 95% da população mundial – pessoas de cada cultura, língua e país – terão a possibilidade de ouvir as Boas Novas de Jesus Cristo através de uma porção das Escrituras em sua própria língua, distribuição de literatura, radiodifusão, gravações em áudio, o filme “Jesus” ou evangelismo público.  De fato não é mais o caso de se ter uma maneira de ouvir ou outra, mas uma maneira e outras.  Até o final do século, os estudiosos nos dizem que 95% da população do mundo terá possibilidade de receber, não apenas uma porção das Escrituras em sua própria língua, mas também programas evangelísticos de rádio … e gravações em áudio… e o filme “Jesus”!

Pelo mundo todo podemos ver evidências da rápida aceleração da atividade divina visando completar a tarefa.  Deus está operando como nunca.

A Palavra de Deus promete que Ele responde as orações de Seu povo quando ora conforme Sua vontade.  Esta promessa destaca o papel fundamental de um crescente movimento de intercessão focalizando a evangelização mundial.  O estudioso e especialista em reavivamento, J. Edwin Orr, escreveu:  “Quando Deus quer fazer alguma coisa nova Ele desperta Seu povo a orar.”  Isto está acontecendo nas igrejas ao redor do mundo.

Em 1994 um artigo da revista ‘Christianity Today’ perguntou:  “Um grande despertamento global está próximo? e respondeu:  “Com milhões de crentes realizando reuniões maciças de oração, estudiosos e líderes de movimentos de oração estão percebendo que este fenômeno antecede uma renovação eclesiástica a nível global.”  Também citou iniciativas como “Um Dia Para Mudar o Mundo” realizado em 25 de junho de 1994 e a iniciativa da ‘Rede de Intercessão do Movimento AD2000’ chamada “Orando pela Janela”, em outubro de 1993.  O artigo também sugeriu que possivelmente estamos vivenciando o início de “um movimento de oração que pode ser maior do que qualquer outra coisa da história cristã.”

Este impulso de oração ainda cresce.  “Orando pela Janela II” realizado em outubro de 1995, focalizou as cidades chaves da Janela 10-40.  Futuramente, “Orando pela Janela III” agendado para outubro de 1997, irá focalizar os povos menos evangelizados listados no ‘Projeto Josué 2000’.  Somado a isso, há milhares de igrejas e grupos pequenos que já se comprometeram a adotar e interceder por um povo não alcançado específico.  As evidências são claríssimas: o povo de Deus está orando como nunca pela evangelização do mundo!

“O Evangelho para cada pessoa” significa que cada pessoa do planeta terá a possibilidade de ouvir as Boas Novas de Jesus Cristo.

Mas como poderemos saber ao certo que todas as pessoas do mundo terão acesso ao Evangelho?

Primeiro, o Evangelho para cada pessoa até o ano 2000 pode se tornar realidade por causa da tecnologia disponível hoje.  Considere o ministério do evangelista Billy Graham.  Desde 1949 Graham já pregou para quase 200 milhões de pessoas em mais de 180 países e territórios.  Mas o impacto de apenas um dia – 14 de abril de 1996 – fez todos estes anos de pregação parecerem insignificantes.  A difusão global do ‘Especial de Televisão de 1996’, de Graham, atingiu somente em um dia mais pessoas com o Evangelho do que em todos os seus 45 anos de ministério somados!  Nunca na história tanta gente ouviu o Evangelho num só dia.

Se a tecnologia de hoje combinada a um evangelista pode atingir uma porção tão grande da população mundial com o Evangelho de Jesus Cristo em tão pouco tempo, imagine só quão grandes coisas serão possíveis pela graça e poder de Deus!

Segundo, o “Evangelho para cada pessoa até o ano 2000” pode se tornar realidade porque as Escrituras estão disponíveis nas línguas dos povos do mundo.  Até o ano 2000, para 8 de cada 10 pessoas, já existirá a Bíblia inteira traduzida para sua língua.

Hoje a aceleração do ritmo de tradução da Bíblia é tão surpreendente que a cada ano inicia-se a tradução da Bíblia para 18 novas línguas, comparado com apenas 3 por ano em 1900.

Terceiro, o “Evangelho para cada pessoa até o ano 2000”  pode se tornar realidade por causa da maciça distribuição de literatura que está sendo realizada tanto sistematicamente como aleatoriamente ao redor do mundo.  A Rede de Literatura e a Palavra de Deus, do ‘AD2000’ por exemplo, está distribuindo literatura cristã de forma sistemática para cada residência do mundo.  Na Índia, cuja população atingirá 1 bilhão de pessoas até o ano 2000, o projeto ‘Final Thrust 5000’ e outras agências estão trabalhando para distribuir literatura cristã para cada residência nos mais de 600.000 vilarejos até o fim do século, com uma média de 17 novas igrejas nascendo por dia.

Quarto, o “Evangelho para cada pessoa até o ano 2000”  pode se tornar realidade por causa das comunicações em áudio.  Isto inclui todas as mensagens evangelísticas por rádio e gravação, como também outros meios para atingir pessoas analfabetas.

Por causa do crescimento dramático do analfabetismo, a ONU chamou a década de 80 de “a década perdida”.  A tecnologia de áudio tem surgido como a mídia maciça mais óbvia e viável para alcançar esses estimados 2 bilhões de pessoas analfabetas.

Em menos de 10 anos o número de línguas utilizadas em radiodifusão evangelística tem crescido de 170 a 249.  Até o ano 2000 estima-se que a radiodifusão atingirá 99% da população mundial.  A Rede de Comunicações em Áudio do ‘Movimento AD2000’, com envolvimento de mais de 20 agências, visa – através de um plano chamado ‘Alvo 4000’ – recrutar pelo menos setenta equipes de gravação para terminar o trabalho de gravação de fitas cassete iniciado em 1940.  Até o ano 2000 gravações em áudio do Evangelho estarão disponíveis para 96% da população do mundo.

Quinto, o “Evangelho para cada pessoa até o ano 2000”  pode se tornar realidade por causa do filme “Jesus”.  Até o final de janeiro de 1996 mais de 730 milhões de pessoas em 217 países do mundo já haviam assistido este filme emocionante, com 42 milhões de decisões para Cristo.  Com 445 igrejas e agências missionárias envolvidas, uma nova tradução completa-se a cada 10 dias.  O alvo é que até o ano 2000, o filme “Jesus” esteja disponível, em idiomas conhecidos, para 99% da população mundial.

Deve ser Feito!

Uma olhada atenta na Bíblia nos diz que há uma tarefa importantíssima: “uma igreja para cada povo e o Evangelho para cada pessoa” deve ser feita.

Jesus disse: “Se vocês me amam, obedecerão o que eu vos mando” (João 14.15).  Quando Jesus deu a Grande Comissão para seus seguidores, Ele mandou: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28:19).  A palavra que Ele usa para “nações” é ethne, que pode ser facilmente traduzida por “povos etnolingüísticos”, em vez de “nações” no sentido de países com fronteiras politicamente delineadas.  Para alcançar o mundo para Cristo, os crentes devem levar as Boas Novas de Jesus Cristo a todos os povos etnolingüísticos não alcançados do mundo!

A Bíblia nos diz que pessoas de cada grupo etnolingüístico do mundo estarão no céu.  João escreveu em Apoc 7:9: “Depois destas coisas vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro.

As Escrituras não somente destacam a necessidade de alcançar todos os grupos humanos(povos), mas também enfatizam que todas as pessoas devem ouvir a mensagem do Evangelho.  Quando Jesus enviou seus discípulos Ele disse, “Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16:15).  Baseado nesse versículos, o ‘Movimento AD2000 e Além’ está mobilizando os crentes ao redor do mundo visando cumprir duas metas: plantar uma igreja dentro de cada povo etnolingüístico do mundo e dar oportunidade para cada pessoa do mundo ouvir o Evangelho.

Precisa Ser Feito!

Sabendo que a “Tarefa Inacabada” pode ser feita e que deve ser feita, também afirmamos que precisa ser feita.  Mas o que precisa acontecer para que possamos realizar a visão de “uma igreja para cada povo e o Evangelho para cada pessoa até o ano 2000?”

Através do processo do ‘Movimento AD2000 e Além’, nós cremos que Deus tem levantado um número de estratégias para completar a tarefa – iniciativas nacionais, iniciativas denominacionais, projetos regionais, programas municipais, redes de agências e acordos de cooperação entre muitas organizações que trabalham juntas em prol do Ano 2000.  A “Tarefa Inacabada” entre os povos não alcançados é um enfoque que todas elas possuem em comum.

Ao longo dos últimos anos, mas de 2.000 planos que focalizam o ano final do segundo milênio têm surgido independentemente, em muitos países ao redor do mundo.  Juntos eles mostram o que nós deveríamos fazer: reconhecer, apoiar e encorajar estes planos, preenchendo qualquer lacuna que possa surgir e fortalecendo-os de qualquer forma que pudermos.

O apóstolo Paulo admoesta todos os crentes a completarem a corrida para obter o prêmio.  Pela graça e provisão de Deus temos andado bastante.  Mas, como estamos na reta final, é hora de apressarmos o passo.  É hora do nosso “sprint” final, correndo o mais rápido possível e dando o máximo de nós.  Paulo escreveu aos Romanos: “Despertem, pois que a vinda do Senhor está mais próxima agora do que quando cremos no princípio.  A noite já passou e o dia estará aqui logo (Rm 13.11-12).”

Nós reconhecemos que a “Tarefa Inacabada” inclui algumas questões sérias.  Não devemos simplificar demais o tamanho ou a natureza da tarefa.  Devemos evitar falhas na cooperação dentro do Corpo de Cristo.  Não devemos subestimar o custo humano, espiritual e financeiro de alcançar o restante dos povos não alcançados.

No entanto, precisamos nos lembrar que Deus está operando!  Ele está dirigindo os eventos do nosso tempo.  Ele é a fonte da sede espiritual crescente do mundo.  Isso significa que agora é a hora de agir.  Vamos avançar com a ajuda de Deus e trabalhar em harmonia em prol do ano 2000 e além para completar a “Tarefa Inacabada” que nos resta.  Essa tarefa pode ser feita, deve ser feita, precisa ser feita.!

E você?

Os dados mostram que o Evangelho estará disponível em pouco tempo para quase todas as pessoas do mundo.  O que pode ser feito para assegurar que as pessoas irão aceitar o Evangelho e as igrejas serão plantadas, especialmente entre os povos menos evangelizados que ainda não possuem igreja?  O ‘Projeto Josué 2000’ foi lançado para ajudar você a fazer sua parte para completar a tarefa.  O alvo do ‘Projeto Josué 2000’ é iniciar um movimento pioneiro de plantação de igrejas entre cada um dos aproximadamente 2000 povos menos evangelizados através da oração, da pesquisa e da mobilização de equipes de plantação de igrejas focalizando os povos menos alcançados do mundo.

Você pode orar pelos povos menos evangelizados.  A lista do ‘Projeto Josué 2000’ está disponível.  Encoraje sua igreja, koinonia, grupo pequeno ou célula de oração a adotar um povo não alcançado para intercessão e apoio.  Trace planos para participar em outubro de 1997 do “Orando pela Janela III”, que focalizará os povos menos evangelizados do mundo.

Você pode formar ou fazer parte de uma equipe de pesquisa para visitar um dos povos do ‘Projeto Josué 2000’.  Um vídeo sobre o ‘Projeto Josué 2000’ e um manual de treinamento preparado especialmente para equipes de pesquisadores de curto prazo estão disponíveis.  Os dados que você coletar serão compartilhados com pesquisadores de missões e serão usados para produzir descrições concisas dos povos, incentivando a intercessão e o planejamento estratégico.

Você pode investigar a possibilidade de fazer parte de uma equipe de implantação de igreja de longo prazo.  Sua igreja ou comunidade pode entrar em parceria com uma agência ou denominação enviando plantadores de igrejas para um dos povos do ‘Projeto Josué 2000’, sustentando-os financeiramente e em oração.

Para maiores informações sobre como você pode se envolver, contatar

AD2000 & Beyond Movement,

2860 S. Circle Drive, Suite 2112

Colorado Springs,  CO  80906

Tel:             001-719-576-2000

Fax: 011-719-576-2685

E-mail: lauri@ad2000.org

http://www.ad2000.org

Movimento AD2000

C.P. 1261

São Paulo – SP

01059-970

Tel:             011-6914-2124

Email: osprado@ibm.net

http://www.infobrasil.org/ad2000

Adote um Povo

C. P. 2029

01060-970  São Paulo – SP

Tel:             011-5523-2544

Fax: 011-523-2201

Email: TedLimpic@xc.org

http://www.aup.org

[1] Movimento de Implantação de Igrejas: pelo menos 100 crentes reuinindo regularmente e pelo menos 1 igreja autoreprodutora formada e crescendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s