Depois dele, Eleazar, filho do aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros que esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para batalha. Os israelitas recuaram, mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. O Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos. 2 Sm 23: 9,10

 

Você deve recordar-se deste homem, que em dia de batalha, tomou uma das decisões mais importantes de sua vida. Tão importante, que hoje, em pleno século XXI nós ainda o citamos.

O cenário? Uma guerra. Era supostamente o momento de maior tensão para que ele pudesse organizar sua inteligência emocional e decidir corretamente qual atitude tomar nos próximos dois minutos.

Imagino que um dos pontos nefrálgicos em seu processo de tomada de decisão era justamente o futuro. Eleazar tinha certeza de que aquele dia determinaria o que ele pensaria e até mesmo o que ele seria nos próximos, dez, quinze anos e para o resto de sua vida.

Era um jogo de guerras. Uma externa. Uma interna. A externa ele acreditava, por fé que venceria, dependia de Deus. A interna dependia do seu caráter, de sua ousadia e também de seu desejo de livrar-se  do sentimento de covardia que o tomaria dia após dia, ao se lembrar que no dia da guerra, ele fugiu com todo Israel e permitiu que os filisteus vencessem. Era uma decisão difícil, mas Eleazar tomou a decisão correta e para que existisse testemunho em Israel, de que o Senhor é Deus, ele lutou. Lutou de tal forma que sozinho, venceu um exército mais numeroso que o seu. Sozinho, também venceu sua guerra interior que tendenciosamente iria levá-lo diariamente para o calabouço que o esconderia de sua própria face. Ele provou a lei da espiritualidade que diz que não importa quantos estejam em seu time, ou se você está só, mas se Deus está contigo, seu time é vencedor.

Eleazar representa uma situação típica do século que ainda o lembra. Uma geração de servos de Deus responsáveis para ganhar uma guerra. Uma geração com propósitos, responsáveis prioritariamente para terminar a tarefa de Evangelização Mundial para cumprir o propósito divino. Os filisteus? Poderíamos até dizer que são um grande exército de forças espirituais da maldade, dentro de regiões como a Janela 10-40. A infantaria estaria localizada na região do Maghreb e Aro de Fogo devorando vidas. Os vilões arqueiros matam vidas no Chifre da África e a artilharia quem me diria que não está ceifando vidas na Península Arábica? São apenas analogias que nos fazem captar uma grande verdade Bíblica. Em todo o mundo dizem alguns, temos 2.2 missionários para cada um milhão de muçulmanos…

Esta situação não nos lembra Eleazar? Não nos lembra uma guerra? Uma decisão? …

Quando saio para mobilizar igrejas no Brasil e fora dele, faço o possível para que a igreja entenda e sinta o mesmo sentimento que sentiu Eleazar. Tento fazer com que vejam que hoje é o dia em que temos a oportunidade de tomar uma decisão que não somente durará por quinze, vinte ou trinta anos, mas durará por toda eternidade. Decisão de vidas. Lembro que Deus nos deu a oportunidade, como Igreja, de tomarmos a decisão de honrar o nome do Senhor lutando para salvar vidas, diante de um exército sem tamanho, ou então voltarmos e nos lembramos de nossa covardia para todo sempre. E HOJE, temos a oportunidade de tomar a decisão. Hoje poderão pedir a nossa alma. Afinal, o cenário é claro e a guerra é declarada. A decisão precisa ser tomada. Decisão de vida, que expressa honra ou covardia para nos lembrarmos por todos os dias.

Em defesa daqueles que dependem de Eleazares para ouvir do amor de Deus,

Pr Sid Ramos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s